Pesquisar
Close this search box.

Chá uma ótima pedida para o inverno!

O hábito de tomar chá antes de dormir é muito comum e pode melhorar a qualidade do sono diminuindo a ansiedade. Mas além de acalmar, a prática traz outros benefícios para a saúde.

 Como todos sabemos, o chá é uma das bebidas mais antigas e consumidas no mundo, perdendo apenas para a água. A história do chá começou na China, já há dois mil anos A.C, e tudo indica que seu surgimento foi acidental. Desde então, esta bebida se espalhou rapidamente por todo o mundo.

Notavelmente, o chá é uma infusão da planta Camellia sinensis, uma planta nativa da China. Variedade de chá branco, verde, vermelho e preto. são obtidas a partir desta planta. Portanto, quando a bebida é feita de ervas, especiarias, flores e frutas, deve ser chamada de infusão.

Independentemente disso, chás e infusões costumam ser deliciosos e podem tratar uma variedade de problemas de saúde. Além disso, são ótimas para esquentar em um dia frio, ou servir de acompanhamento para um prato principal frio.

Chás saudáveis

  1. Hibisco
  2. Chá verde
  3. Chá preto
  4. Camomila
  5. Hortelã
  6. Mate
  7. limão com mel
  8. Erva cidreira
  9. Canela
  10. Boldo

1. Hibisco

O chá de hibisco é feito das flores da planta hibisco. Esta bebida se destaca por sua cor única. Depois de encharcada com flores, a água assume uma cor vermelha brilhante. O chá de hibisco ficou famoso nas redes sociais por ser chamado de alimento dietético. 

Mas seus benefícios não param por aí! Estudos demonstraram que beber chá de hibisco pode ajudar a controlar a pressão arterial e regular os níveis de colesterol no corpo. A bebida ainda é rica em antioxidantes, que podem ajudar a combater o envelhecimento precoce ao neutralizar os radicais livres.

Embora o hibisco seja um chá saudável, não é recomendado para mulheres grávidas e para quem usa anticoncepcionais ou medicamentos de reposição hormonal, pois pode diminuir os níveis de estrogênio no organismo.

2. Chá verde

O chá verde é um dos chás saudáveis ​​mais consumidos no mundo. Faz parte de culturas antigas que consomem o chá como substituto medicinal. Graças às inovações científicas, pesquisas recentes confirmam que muitos dos benefícios do consumo da bebida são reais! 

Esta infusão é rica em antioxidantes, como flavonóides e catequinas, que ajudam a combater o envelhecimento celular prematuro.

O chá verde também pode ser considerado um chá saudável para os diabéticos, pois ajuda o corpo a ficar mais sensível à ação da insulina, que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Até para quem treina, essa bebida é uma ótima pedida por ser termogênica! Isso significa que ajuda a acelerar o metabolismo, fornece mais energia e aumenta a queima de gordura.

3. Chá Preto

As plantas que produzem o chá preto são as mesmas do chá verde, sendo ambos chás saudáveis; a diferença entre os dois está no processo de produção.

O chá preto é processado para permitir que as folhas de chá sofram um processo de oxidação, enquanto o chá verde é processado para evitar que isso aconteça. É por isso que uma cor é mais clara que a outra. 

Quanto aos benefícios, o chá preto tem menos antioxidantes, mas auxilia no processo digestivo, diminui os níveis de colesterol e ajuda a melhorar a concentração graças à cafeína.

4. Camomila

A camomila é conhecida por sua capacidade de ajudar a promover o sono. Essa hipótese foi testada em um estudo publicado no Journal of Advanced Nursing.

Estudos mostraram que insones que bebiam chá de camomila antes de dormir apresentaram melhora na qualidade do sono em menos de duas semanas de teste. 

Isso acontece porque a camomila contém grandes quantidades de flavonoides – principalmente apigenina, que possuem propriedades calmantes.

Mas a camomila é mais do que apenas um chá de saúde: ela tem muito mais a oferecer! Segundo pesquisas, essa bebida auxilia no processo digestivo e reduz a inflamação.

5. Hortelã

O chá de hortelã tem um aroma e sabor distintos, além de ser muito saudável, tem um sabor delicioso! Rica em antioxidantes, a bebida combate o envelhecimento precoce e beneficia a saúde da pele e dos cabelos. 

Pesquisa realizada pela Universidade Estadual Paulista também mostrou que o chá de hortelã traz vários benefícios para o sistema digestivo: Segundo pesquisas, a hortelã ajuda na digestão e ajuda a reduzir os sintomas de problemas gastrointestinais, como úlceras estomacais, diarréia e gastrite. Pessoas com alergias ou asma também

 Podem se beneficiar desse chá saudável, pois a hortelã-pimenta ajuda a abrir as vias respiratórias, combatendo a sensação de nariz entupido e facilitando a respiração.

6. Mate

A erva-mate é amplamente consumida no sul do Brasil. A bebida feita com erva-mate recebe vários nomes: quando feita em água fria, é chamada de tererê; quando servida em água quente, é chamada de chimarrão

A erva-mate pode ser transformada em um chá saudável porque a planta contém substâncias muito benéficas para a saúde. Um dos maiores benefícios de beber esta bebida é devido à alta quantidade de cafeína na erva.

A cafeína estimula a atividade cerebral, ajudando a fornecer mais foco e energia para atividades físicas e mentais. Além disso, o chá de erva-mate também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, pois contém muitas vitaminas e minerais.

7.Limão com mel

A combinação de limão e mel é um dos melhores aliados da mãe contra gripes, resfriados e dores de garganta. Não erraram em apostar nesses ingredientes!

O limão é uma fruta rica em vitamina C e antioxidantes, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Além de delicioso, o mel é fonte de vitaminas e minerais, além de ser anti-inflamatório e antiviral. Juntos, esses ingredientes criam um chá saudável e poderoso que suporta a imunidade.

8. Erva cidreira

A erva-cidreira, também conhecida como capim-limão ou capim-santo, é conhecida por seu aroma agradável e sabor atraente.

Mas essa não é a única razão pela qual a bebida é tão consumida: ela também possui várias propriedades benéficas à saúde que a tornam um chá saudável. Assim como a camomila, a erva-cidreira também pode ser considerada um calmante natural.

Ajuda a aliviar a ansiedade e o estresse, pois contém substâncias que atuam no cérebro, proporcionando uma sensação duradoura de bem-estar e tranquilidade.

9. Canela

A canela é uma especiaria do Sri Lanka muito utilizada em receitas doces e bebidas. Além de delicioso e aromático, o chá de canela traz muitos benefícios para a saúde!

Segundo pesquisas, o consumo dessa bebida pode ser utilizado como tratamento complementar para o diabetes tipo 2, pois ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e torna o organismo mais sensível à insulina.

O chá de canela também pode ser considerado um chá da saúde por suas propriedades anti-inflamatórias naturais; além de ser diurético, também ajuda a combater a retenção de líquidos no corpo.

10. Boldo 

Existem várias plantas chamadas de “boldo”, mas um dos ingredientes ativos da planta mais comum no Brasil é a lactona, uma substância amarga que auxilia na digestão da gordura.

A planta contém colina, que ajuda a aumentar gradualmente o fluxo biliar. Também é bom para pessoas com ressaca, pois reduz a intoxicação e protege as células do fígado.

Agora que você já conhece os melhores chás para a sua saúde, é só escolher o seu chá preferido e levar ao fogo!

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.