Pesquisar
Close this search box.

Nascimento do café

O Café é tão brasileiro que se tornou a segunda bebida mais consumida pelo nosso povo, depois da água. E antes de preparar o seu café, saber de onde vem o seu café e como ele chegou ate nossa mesa pode mudar completamente a sua experiência.

Afinal, Temos que conhecer a história dos alimentos muda nossa relação com eles. Essa constatação nos faz dar mais atenção aos países produtores e consumidores de café.

Origem do Café

Os benefícios do café são variados e vêm sendo estudados há muito tempo. É uma bebida feita a partir da torrefação das sementes do cafeeiro, planta com cerca de 110 espécies conhecidas. O café é amplamente consumido em todo o mundo, com mais de um bilhão de xícaras consumidas diariamente.

Conforme Uma Das Lendas, Foi um Pastor Etíope, Denominado Kaldi, Kaldi era um Pastor de ovelhas e costumava percorrer varias
lugares migrando por causa dos alimentos das cabras, ele Percebeu Que Havia Algo Diferente Nas Plantas da região.
Ele percebeu que suas cabras havia ingerido um alimento nos arbustos e folhas que tinham um fruto amarelo -avermelhado e notou que os animais ficavam mais animados e com energia.

Intrigado com o comportamento das cabras, levou uma amostra da planta a um curandeiro . Inicialmente o curandeiro, desaprovaram e chamaram de ” obra do diabo “. A segunda chance veio depois que as plantas foram jogadas no fogo e sentiram o cheiro do grão torrado o cheiro eram tão chamativos que resolveram dissolver a agua assim surgiu o café.

Beneficios

1- Boas sensações
2- Ações antioxidantes e anti-inflamatórias
3- Reduz doenças crônicas
4- Auxilia na atividade desportiva
5- Efeitos de apetite

Existem varias Formas de consumir o Café, A mais conhecida entre nós é o grão torrado e moído, A variação da maneira de fazer o famoso cafezinho muda de cada região do mundo.

Coador de pano


Não se sabe exatamente onde e quando começaram a ultilizar este modo , mas e a forma mais tradicional feitas em casas, bares e Padarias.
O método e Bem simples colocar o pó de café no coador e depois despeja-se agua quente normalmente filtrado em um bule, Rápido e Eficaz, o coador de pano é muito importante com o tipo de pano e limitar as quantidades utilizadas.

Filtro de Papel


Desde 8 de junho de 1908 na Alemanha uma dona de casa chamada Mellita Bentz. Depois de varias reclamações do seu marido devido a qualidade do café pois acabava ficando um pouco de café que foi acumulando nos preparo dos cafés que ficava no coador de pano. Então Mellita recortou um pedaço de mata borrão e cobriu o fundo de uma caneca de Latão, fez vários furos e assim foi o primeiro filtro de papel.

Cafeteira italiana ou moka


Surgiu na itália de uma adaptação de um bule. É a forma mais utilizada em casa na europa, O processo de preparo e bem simples.
Na parte de baixo da cafeteira, coloca-se água e na parte de cima em um recipiente furado, o café, logo após é colocada ao fogo. Quando a água entra em ebulição , passa pelo pó e o líquido sobe já está pronto e fica armazenado na parte superior.

Cafeteira francesa ou french press


surgiu nas cozinhas francesas em 1852 ,foi registrada pela primeira vez em 1929 por um designer italiano Attilio calimani .Seu principal motivo foi a praticidade de não precisar de energia elétrica ou filtro de papel. Foi considerado um item de luxo por muito tempo devido seu design e acabamento, O modo de preparo consiste em adicionar o pó no fundo e misturar com agua quente deixe a mistura descansar por alguns minutos, empurre o embolo para baixo para o café ser filtrado.

Maquina de Expresso


A primeira maquina surgiu em 1822, como um protótico somente em 1855 foi apresentadada em paris como uma maquina mais desenvolvida para extração de café. Em 1901 luigi bezerra patenteou um equipamento rudimentada com tubos a vapor muitos formatos de café expresso se espalhou por toda itália .

O café é a bebida mais consumida no mundo!

Você já tomou café Hoje?

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.