Pesquisar
Close this search box.

Limpeza do Ar condicionado

Quem tem ar condicionado em casa ou no escritório sabe que o equipamento foi muito utilizado no início do ano, afinal é verão e a temperatura diurna em diversas partes do país é muito alta.

Porém, você sabia que a limpeza correta do seu ar-condicionado é fundamental para garantir a longa vida útil do aparelho e manter o clima fresco no seu dia a dia?

Ao fazer a limpeza do seu ar condicionado, você evita a proliferação de ácaros, poeira e diversos outros elementos que podem se acumular nos filtros e demais componentes do aparelho.

Não sabe como limpar o seu ar condicionado?

Então continue lendo, também abordamos separadamente dicas sobre quando e como limpar, além dos benefícios que essa simples limpeza pode proporcionar!

Orçamento para limpeza periódica

Quando e como fazer a limpeza do ar condicionado?

A primeira coisa a comentar é a frequência de limpeza do ar condicionado.

Em geral, os intervalos de limpeza variam de acordo com o equipamento, local de instalação e frequência de uso.

Como já destacamos, a limpeza é fundamental para o bom funcionamento dos equipamentos, pois a falta de manutenção não só prejudica a saúde, como reduz a capacidade de refrigeração e aumenta o consumo de energia.

Então, para evitar essa dor de cabeça, veja abaixo as instruções de quando e como limpar seu ar-condicionado:

Semanal

A primeira recomendação é limpar semanalmente os aparelhos de ar condicionado de residências e empresas. Neste caso, recomenda-se uma limpeza básica do filtro de ar. Para fazer isso, desligue o aparelho, remova o painel frontal (modelos de duas peças) e limpe-o com um pano úmido.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE: O filtro deve ser removido e limpo com água morna e detergente neutro. Deixe secar na sombra primeiro, depois coloque de volta no ar condicionado.

Mensal

Já a limpeza mensal é específica para ambientes comerciais e deve ser minuciosa, principalmente em cidades com forte poluição ou altas temperaturas. Diferentemente da limpeza anterior (que era mais simples), este serviço deve ser realizado por um profissional qualificado, pois todo o aparelho é desmontado e suas peças limpas ou substituídas individualmente.

Semestre
Quanto à limpeza semestral, recomenda-se a substituição do filtro de carvão ativado. Tomando como exemplo o empreendimento, além de trocar o filtro, ele também precisa realizar a limpeza externa. Para áreas menos poluídas ou ambientes que não requerem alto condicionamento de ar, a desinfecção completa pode ser realizada dentro desse período.

Anual

Por fim, a limpeza anual é recomendada para quem tem o ar condicionado em casa. Essa higienização deve englobar as unidades interna e externa do aparelho e ser realizada por um profissional, pois será preciso verificar o isolamento e travamento da tubulação. 

5 sinais de que você precisa limpar seu ar-condicionado
Claro que nem sempre é possível seguir um cronograma de limpeza do ar-condicionado, por isso listamos abaixo 5 sinais de que seu aparelho precisa de manutenção:

O filtro parece sujo e empoeirado
O acúmulo de sujeira em condicionadores de ar traz dois malefícios: 1-) impede o bom funcionamento do equipamento, aumentando o consumo de energia; 2-) espalha a poeira pelo ambiente, causando grandes problemas aos alérgicos.

Ou seja, se você notar uma mudança brusca no consumo de energia ou notar uma alergia mais acentuada, vale a pena checar o filtro do seu ar-condicionado.

O desempenho é inferior ao esperado
Imagine que em um dia muito quente, você liga o ar condicionado para resfriar o ambiente, mas ele não consegue vencer o calor do ambiente. Este é um sinal claro de que o dispositivo não está nas melhores condições.

Se o dimensionamento do ar condicionado foi feito corretamente e isso está acontecendo com você, recomendamos chamar um profissional especializado para avaliar o equipamento.

Barulhos estranhos no ar condicionado

Qualquer ruído incomum do ar condicionado deve ser investigado, pois isso é um sinal claro de que algo está errado, até porque esses barulhos tendem a piorar se o problema não for resolvido. 

Em geral, esse tipo de situação pode significar que alguma peça está solta ou o aparelho está desequilibrado por acúmulo de poeira na sua parte interna. Um bom exemplo é quando as aletas da bobina ficam cheias de mofo e bactérias, bastando uma boa higienização para resolver essa dor de cabeça.

Mau cheiro

Além de ruídos estranhos, um cheiro ruim também pode indicar que o seu ar condicionado precisa de uma boa limpeza. 

Caso não saiba, esse tipo de equipamento conta com uma bandeja de drenagem que pode entupir, propiciando o crescimento de mofo e bolor que, por consequência, libera um odor bem característico e incômodo. 

Às vezes, essa água acumulada e o espaço escuro do equipamento tornam-se uma verdadeira tentação para pequenos animais, como lagartos, que podem ficar presos e até mesmo se decompor dentro do ar condicionado.

Equipamentos com 1 ano sem limpeza e manutenção

Por último, se você não percebeu nenhum dos sinais acima, mas já se passou 1 ano desde a última limpeza ou manutenção, não tenha dúvidas: o seu ar condicionado precisa de uma limpeza, pois é possível que ele esteja abrigando poeira, sujeiras e poluentes microbianos que são prejudiciais à saúde.

Vantagens da limpeza de ar condicionado

Se você ainda não está convencido de que a limpeza do ar-condicionado é importante para o dia a dia da sua casa ou empresa, listamos abaixo os principais benefícios desse tipo de serviço:

menos problemas técnicos

O acúmulo de poeira pode entupir filtros, turbinas, serpentinas de troca de calor, afetando o seu perfeito funcionamento. Tais peças só devem ser devidamente limpas por profissionais capacitados que realizarão todo o processo de forma adequada e manterão seu serviço seguro.

Vida útil prolongada

Um ar condicionado muito usado precisa ser limpo regularmente, limpeza profunda a cada seis meses ou a cada ano devido ao alto acúmulo de poeira. E equipamentos sem uso também precisam ser mantidos com cuidado para evitar ferrugem, principalmente em cidades litorâneas.

Saúde


A poeira instalada dentro do ar condicionado contém fungos, ácaros, bactérias e outros poluentes (dependendo do ambiente) que podem causar doenças respiratórias, alergias e problemas de pele, por isso é importante saber como limpar o ar condicionado.

Economia


Resíduos no ar condicionado impedem que ele funcione plenamente, obrigando o compressor a climatizar o ambiente, resultando em mais gastos com energia.

Para concluir
Neste conteúdo explicamos melhor como fazer a limpeza do seu ar-condicionado e porque ela é tão importante.

Como vimos, essa manutenção, além de ser extremamente benéfica para a saúde das pessoas, também ajuda a aumentar a vida útil dos equipamentos.

Lembre-se de que os eletrodomésticos podem ser limpos em intervalos mais longos, enquanto os condicionadores de ar em escritórios e lojas exigem limpeza mais frequente.

Se você tiver dúvidas ao realizar este procedimento, é recomendável procurar suporte profissional.

Qualquer dúvida ou sugestões acesse o link : https://dicadiaria.com/?page_id=4026

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.